Instituto Pensar - Mourão defende debate sobre mineração em terras indígenas

Mourão defende debate sobre mineração em terras indígenas

por: Eduardo Pinheiro 


Vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Foto: Romério Cunha/VPR

Em meio a forte pressão internacional por causa da alta no desmatamento e nas queimadas na região da Amazônia Legal, o vice-presidente Hamilton Mourão defendeu discussão de exploração de minérios em terras indígenas. As informações são da Folha de S. Paulo.

Leia também: Bolsonaro será denunciado à ONU por ?desmonte ambiental?

Diretor do Conselho da Amazônia e coordenador da Operação Verde Brasil 2, Mourão afirmou nessa terça-feira (8) que é preciso "parar de "tapar o sol com a peneira? e discutir o tema "sem preconceitos?.

"A questão da mineração, não adianta ficar tapando o sol com a peneira. A questão que se coloca sempre: mineração em terra indígena; a Constituição prevê, desde que o Congresso regulamente. Está na hora de avançar, de discutir isso, sem preconceitos?, afirmou durante transmissão ao vivo com o jornalista Carlos Alberto Di Franco.

Para o vice,  a regulamentação das atividades minerais em terras indígenas iria contribuir para conter as ilegalidades e crimes ambientais, além de oferecer renda para os povos indígenas.

"É muito melhor eu ter uma lavra concedida que eu sei que será explorada dentro das regras ambientais, que vai pagar imposto para o governo e que vai pagar royalties para a população daquela região, do que ter as ilegalidades que eu tenho de estar combatendo dia e noite sem parar?, completou.

Sob o comando do governo Bolsonaro, a Amazônia teve o segundo pior agosto da última década, com 29.307 focos de incêndio. No primeiro semestre, o Greenpeace divulgou que 72% da atividade de garimpo na região se situava dentro de unidades de conservação ambientais e terras indígenas.

Com informações da Folha de S. Paulo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: